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domingo, 4 de novembro de 2012

FILTROS - Parte I - Quando usar ?


Filtro 4X4 Clear ND 0.3 - Tiffen
Filtro de correção de cor. Densidade 0.3 (-1 stop). Degradê. Reduz a quantidade de luz que atinge o filme, sem interferir nas cores. Usado para diminuir a profundidade de foco, uma vez que exige a abertura do diafragma.


Fotografando com FILTROS. (Os mais comuns)  - Parte I

Os filtros consistem em ferramentas criativas, que o fotógrafo pode utilizar para aplicar diversos efeitos em suas imagens, podemos encontrar filtros para equalizar os tons capturados, alterar os contrastes da cena, aplicar efeitos especiais, absorver parte da luz que chega a objetiva ou mesmo alterar as características óticas das mesmas. Conheça as aplicações dos filtros mais comuns.

UV
Os filtros UV têm como objetivo filtrar a radiação Ultra Violeta, apesar de serem invisíveis ao olho humano, os raios UV são responsáveis por produzir o efeito de véu atmosférico, o uso do filtro UV reduz este efeito em ambientes onde há excesso de radiação UV, produzindo imagens mais nítidas, sendo recomendado para fotografias em orlas marítimas e paisagens em montanhas.


Skylight (1 A/B)
Os filtros Skylight apresentam um tom rosado claro, sua função é corrigir o excesso de azul, que ocorre em altitudes elevadas, áreas sombreadas e ambientes a céu aberto. Os filtros Skylight produzem como resultado tons levemente mais quentes e vivos, o Skylight 1 A é recomendado para retratos de pessoas de mais idade,  fotografias aéreas e paisagens distantes, enquanto o Skylight 1 B apresenta propriedades que ajudam a melhorar os contrastes e são indicados para retratos ao ar livre e paisagens em geral.


80 A/B
Os filtros 80 A/B apresentam um tom azulado e são usados para aumentar a temperatura de cor da luz de tungstênio para a temperatura de cor da luz do dia, corrigindo o avermelhado produzido pela luz quente nos filmes para luz do dia (“Daylight”). Estes filtros apresentam um fator de absorção que exige uma correção da exposição em torno de 1,5 pontos* e também são úteis para reduzir o nível de ruído dos sensores digitais quando operam em ambiente iluminado por luz quente.


85 B/C
Os filtros 85 B/C apresentam um tom alaranjado e são usados para reduzir a temperatura de cor da luz do dia para uso em filmes para luz tungstênio, corrigindo o azulado produzido pela luz do dia neste tipo de filme. Estes filtros apresentam um fator de absorção que exige uma correção da exposição em torno de 1 ponto*.


FL-D
Os filtros FL-D apresentam um tom lilás – bordeaux e são usados para corrigir os tons da luz produzida por lâmpadas fluorescentes para uso com filmes para luz do dia(“Daylight”), corrigindo o esverdeado produzido pela luz fluorescente neste tipo de filme. Também são úteis para reduzir o nível de ruído dos sensores digitais quando operam em ambiente iluminado por luz fluorescente.

81 A/B/C/D/E/F
Os filtros 81 A/B/C/D/E/F apresentam um tom marrom claro e são usados para corrigir leves desvios para azul, produzindo imagens com tons levemente mais quentes do que os obtidos sem o uso do filtro. Estes filtros apresentam um fator de absorção que exige uma correção da exposição em torno de 1/3 de ponto*.

82 A/B/C
Os filtros 82 A/B/C apresentam um tom azul claro e são usados para corrigir leves desvios para vermelho, produzindo imagens com tons levemente mais frios do que os obtidos sem o uso do filtro. Estes filtros apresentam um fator de absorção que exige uma correção da exposição em torno de 1/2 ponto*.

POLARIZADOR
Os polarizadores reduzem os efeitos dos raios de luz secundários, acentuando as cores e os matizes. Os polarizadores são muito usados para eliminar reflexos de superfícies não metálicas, como mármores, vidros e lâminas de água, eles também são usados para produzir um escurecimento significativo do céu azul, atenuar o véu atmosférico e para acentuar os contrastes entre as cores, principalmente em fotografias sob luz direta do sol.


Normalmente encontramos dois tipos de polarizadores no mercado, os polarizadores lineares e os polarizadores circulares, ambos produzem efeitos similares, porém os polarizadores lineares podem provocar erros nos fotômetros embutidos e nos sistemas de foco automático de certas câmeras. 
Apesar de serem muito benéficos em várias aplicações, os polarizadores absorvem uma quantidade significativa de luz, tendo um fator de absorção que exige uma correção da exposição entre 1,5 pontos e 2 pontos*, tal fato compromete a potencialidade das baixas luzes, portanto os polarizadores devem ser usados com certo critério, principalmente em ambientes com pouca iluminação ou com grandes áreas sombreadas.
  
CLOSE-UP
Os filtros close-up têm por objetivo permitir que as objetivas possam obter foco mais próximas do que a distância mínima de foco para a qual foram projetadas. Estes filtros são muito usados para a macrofotografia e normalmente estão disponíveis em dioptria +1, +2 e +4. 
Os filtros close-up podem ser usados sobrepostos, para possibilitar uma maior aproximação, sendo que quanto maior a dioptria total, mais a objetiva poderá ser aproximada do objeto que deverá permanecer em foco.


ND ou Densidade Neutra
Os filtros de densidade neutra têm por objetivo absorver parte da luz transmitida à objetiva, sem alterar seu tom. A principal função do ND é produzir efeitos visuais que transmitam a sensação de movimento, sem abrir mão do controle da profundidade de campo. Estes filtros são oferecidos com diversos fatores de absorção.



Os ND também são oferecidos em versões graduadas, estas versões apresentam partes do filtro com um fator de absorção diferente das demais, desta forma é possível produzir efeitos onde elementos mais iluminados sejam equilibrados com elementos sombreados, sendo recomendados para fotografias de paisagens com grupos de elementos de iluminação bem definida, como uma relação entre céu e mata. 


* O fator de absorção só deverá ser considerado para exposições calculadas a partir de um fotômetro que não esteja submetido ao filtro, como os fotômetros de mão, fotômetros submetidos aos filtros (como os embutidos das modernas SLR) já consideram apenas a luz que passa pelo filtro, não precisando de nenhum tipo de correção.


Fonte:


Artigo escrito por: Leo Terra
Cursos de fotografia: Teia do Conhecimento


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